POLÍTICAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Daniela Caroline Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Délcio César Cordeiro Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlia Ferreira da Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Fruto de uma inciativa do projeto de extensão Jovens Educadores Ambientais (JEA) a ação “Eco design na universidade” fomentou o incentivo na reutilização de produtos que geralmente seriam descartados, atribuindo para esses produtos outras funções após seu primeiro uso (decoração, cultivo de plantas ornamentais e paisagismo). O objetivo principal dos trabalhos desenvolvidos pelo JEA é proporcionar a conscientização ambiental ao público participante das ações, bem como fomentar no público a percepção mais apurada do valor que pode ser agregado a produtos reutilizados. Neste trabalho foi adotado como metodologia análises dos resultados das ações do “Programa Ambiente em Foco” ao qual se vincula o JEA e dados disponíveis no Sistema de Informação da Extensão (SIEX) da Pró reitoria de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. No processamento dos dados foi utilizado o software Excel. As análises foram de caráter descritivo-qualitativo, ou seja, considerou-se a descrição das ações, se os objetivos propostos foram atendidos, e a quantidade de pessoas envolvidas, bem como, o número de parcerias estabelecidas ao longo dos seis anos do projeto. As atividades contaram com a participação de um número significativo de pessoas, e os impactos das ações contribuíram para a repercussão da lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), para a ampliação da importância da conscientização e educação ambiental, e para maior abrangência dos temas. Essa atividade está sendo utilizada nas ações ambientais desenvolvidas no Programa “Ambiente em Foco: Meio Ambiente e Cidadania” e já atendeu um público de aproximadamente 19455 pessoas.

Biografia do Autor

Daniela Caroline Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda do curso de Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiências em projetos de extensão rural na área de educação ambiental e gestão ambiental. Atuação no PRODERA (Programa de Desenvolvimento Rural e à reforma Agrária) programa que desenvolve projetos e ações que sustentem modelos endógenos de desenvolvimento nos aspectos sociais, ambientais e econômicos junto a comunidades rurais. Atualmente desenvolve pesquisa sobre certificação e a política de pesticida do FSC.

Délcio César Cordeiro Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Zootecnia pela Escola Superior de Ciências Agrárias de Rio Verde- ESUCARV- GO (1997). Especialista em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-oeste UNIOESTE-PR (2001) Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS-RS (2003). Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa UFV-MG (2008). Professor das Disciplinas: Manejo e Conservação de Fauna, Zoologia, Etologia e Bem Estar Animal, Animais Silvestres, Criação e exploração de Animais Domésticos, Extensão Rural, Educação e Interpretação Ambiental - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Júlia Ferreira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, campus Montes Claros/MG, na área Meio Ambiente. Doutora em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2010). Mestre em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal de Lavras (2007). Graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1992) e em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy-Belo Horizonte (1996). Atua nas áreas: tratamento de efluentes, saneamento e saúde ambiental, meio ambiente.

Publicado

2017-06-20