EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

Autores

  • Felipe Melo Meireles Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda - Facottur

Resumo

A educação em Pernambuco nos últimos anos vem galgando e construindo espaços importantes na mudança do panorama do ensino público. A criação de novas escolas e a transformação de escolas regulares em escolas de referência, em tempo integral e semi-integral, contribuiu muito para a melhoria da educação no estado. Esta construção, em busca da excelência educacional, não vem abarcando as questões ambientais. Planejamentos pedagógicos equivocados vêm tirando o fôlego das abordagens e conhecimentos sobre o meio ambiente e sobre a natureza. Um pilar importante para o crescimento e desenvolvimento humano é a educação ambiental, na qual propiciamos um estudo nas Escolas de Referência em Ensino Médio – EREM’s da Região Metropolitana do Recife – RMR, contemplando 103 escolas, aplicando uma pesquisa que reflete os níveis de percepção socioambiental dos alunos de 14 a 17 anos. Este trabalho tem como objetivo, observar a percepção ambiental nas escolas de referencia da RMR e seu contexto sócio educacional buscando diagnosticar possíveis deficiências a partir dos resultados tabulados na pesquisa, que possui uma de amostra 2.583 alunos pesquisados, onde 80,22% não possuem entendimento claro sobre meio ambiente e educação ambiental. Essa deficiência observada durante a pesquisa é reflexo da preparação de recursos humanos para tratar dessa abordagem que pode comprometer a evolução da consciência ambiental dos educandos.

Biografia do Autor

Felipe Melo Meireles, Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda - Facottur

Felipe Melo Meireles1 (felipemelomeireles@gmail.com), Ivan de Almeida Machado Coelho2(machado.floresta@gmail.com), Relva Beltrão Pereira da Silva3 (relva_beltrao@yahoo.com.br)

1 Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda - Facottur

2 Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda - Facottur

3 Líquen Projetos e Consultoria Ambiental