APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS AMBIENTAIS NA PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES – UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Ana Paula Bandeira de Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Resumo

Reduzir o desperdício de alimentos é um dos objetivos proeminentes da pesquisa atual, que também foi estabelecida pelas Nações Unidas para alcançar um mundo mais sustentável até 2030.

O setor de alimentos também entrou no foco da política ambiental, devido às suas implicações ambientais e sua ineficiência em termos da quantidade de alimentos perdidos ao longo da cadeia de valor. A Comissão Europeia, por exemplo, assinalou a questão do desperdício de alimentos há alguns anos e adotou metas para reduzir desperdícios ao longo da cadeia.  Este  trabalho buscou demonstrar a aplicação das ferramentas ambientais como uma alternativa de minimização de resíduos e redução de desperdício na produção de refeições. Para atingir o objetivo do trabalho foi realizada uma revisão de literatura com os conceitos: “produção mais limpa”, “simbiose industrial“, “ecologia industrial”, “produção de refeições”, “serviços de alimentação”, “ferramentas ambientais avançadas“ em inglês, publicados entre 2010 e 2018. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando  as bases de dados científicas Science Direct e Periódicos Capes nos meses de outubro a dezembro de 2018.

Os resultados referem-se aos caminhos já percorridos em diferentes cenários da alimentação e as oportunidades de aplicação das ferramentas ambientais na produção de refeições, identificando e medindo os processos, e sugerem a necessidade da continuidade da pesquisa e avanços na abordagem da temática neste campo para melhorar os dados que fundamentam a tomada de decisão.

Biografia do Autor

Ana Paula Bandeira de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Ana Paula Bandeira de Oliveira 1 (apbandeira@unisinos.br), Carlos Alberto Mendes Moraes1

(cmoraes@unisinos.br)

1 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC – Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

1 Professor dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica - UNISINOS

Publicado

2019-06-14