Produção Mais Limpa


Data: 30 e 31 de janeiro de 2017.

Horário: Das 9h às12h e das 14h às17h.
Local: Porto Alegre.
Carga Horária: 16 horas (12 presencial + 4 à distância)

 

Objetivo:

Capacitar os participantes na aplicação da metodologia de Produção mais Limpa, que visa identificar oportunidades de P+L, por meio de uma avaliação técnica, econômica e ambiental contínua dos processos e rotinas da empresa, cujos resultados esperados são benefícios econômicos e ambientais associados à não geração, minimização ou reciclagem de resíduos e/ou desperdícios.

 

Público Alvo:

Profissionais que desejam implementar oportunidades de P+L, visando à ecoeficiência dos procesos. Empresários, Gerentes de Projeto, Profissionais Liberais, Gerentes Industriais e Administrativos, Órgãos Públicos, Engenheiros, Professores, Estudantes.

 

Investimento:

R$650,00

Especialmente para esta turma será concedido desconto de 50% >>> R$325,00

 

Inscrições:

Para formalizar sua inscrição solicite a ficha cadastral pelo e-mail: institutoventuri@institutoventuri.org.br.

Ministrante:

Arlinda Cézar – Bióloga, Especialista em Educação Ambiental e Planejamento Ambiental, Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental. Tendo parte da sua formação acadêmica na University of California, Berkeley e Davis. Desenvolveu o Projeto Pedagógico e coordenou o curso de especialização em Planejamento Ambiental do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, ministrado na Faculdade Cenecista de Osório-RS e Faculdade SENAI de Tecnologia Porto Alegre. Atuou como Consultora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-DITIE) no Projeto para desenvolvimento do Plano para o Sistema Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município de Novo Hamburgo-RS e na formação de multiplicadores em Sistema Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em várias instituições nacionais. Participa do Working Group do Global Partnership on Waste Management (GPWM) coordenado pelo UNEP-DTIE, desde novembro de 2010. É consultora de Educação Ambiental e Produção Mais Limpa do quadro permanente do Instituto Venturi. Possui experiência no magistério das disciplinas Introdução à Temática Ambiental, Ecologia, Fundamentos do Planejamento Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos. Professora-orientadora da Fundação Universitária Iberoamericana. Desenvolveu e coordena o Forum Internacional de Resíduos Sólidos, já na sua sétima edição. Atualmente é Presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais.

 

Conteúdo Programático
Atividade Descrição
Fundamentação teórica 1 Parte 1 – Aspectos Legais
Abordar os princípios legais da prevenção da poluição; Apresentar a legislação vigente relacionada à gestão de gesíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas; Apresentação de estudos de caso.
Fundamentação teórica 2 Parte 2 – Planejamento e Organização
Apresentar os Conceitos de Produção mais Limpa e da Metodologia de PmaisL; Conhecer suas aplicações e beneficios ambientais e econômicos;Tópicos a serem abordados na Sensibilização da Direção e Funcionários com o objetivo de obter o comprometimento da Alta Direção e establecer o ECOTIME; Conhecer os impactos da mudança no comportamento humano e as conseqüentes resistências. Conhecer os principais tipos de conflito, buscando, com isto, a melhoria nas relações interpessoais na empresa e do trabalho em equipes.
Fundamentação teórica 3 Parte 3 – Pré-avaliação e Diagnóstico
Avaliação dos Fluxogramas Global e Intermediário; Apresentação das planilhas para preenchimento; Identificação de oportunidades de P+L; Originar Balanço de Material e/ou Energia; Construção de indicadores ambientais e indicadores de performance operacional.
Fundamentação teórico-prática Parte 4 – Avaliação Fluxo Material
Verificação das Medições; Identificação das causas de Geração de Resíduos e de desperdícios; Conduzir a avaliação de causas de geração; Identificação de opções de PmaisL – Conduzir a identificação de Opções de PmaisL.