Instrumentos para medir a Sustentabilidade no Varejo


Data: sob consulta (institutoventuri@institutoventuri.org.br)

Horário: Das 17h às 21h.
Local: Porto Alegre.
Carga Horária: 08 horas

 

Objetivo:

Apresentar conceitos e instrumentos para auxiliar profissionais do varejo a identificar pontos críticos e desenvolver novas oportunidades baseadas nos critérios de sustentabilidade. Compreender a importância da escolha de indicadores para a comunicação de boas práticas associadas à sustentabilidade na cadeia de suprimento do varejo.

 

Público Alvo:

Profissionais que buscam entender a base conceitual, ferramentas de gestão ambiental e modelos de criação de valor sustentável.

 

Investimento:

R$ 410,00

Consulte descontos especiais:

(51) 4101-8161 ou institutoventuri@institutoventuri.org.br

 

Inscrições:

Consulte-nos: (51) 4101-8161 ou institutoventuri@institutoventuri.org.br

 

Ministrante:

Arlinda Cézar Bióloga, Especialista em Educação Ambiental e Planejamento Ambiental, Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental. Tendo parte da sua formação acadêmica na University of California, Berkeley e Davis. Desenvolveu o Projeto Pedagógico e coordenou o curso de especialização em Planejamento Ambiental do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, ministrado na Faculdade Cenecista de Osório-RS e Faculdade SENAI de Tecnologia Porto Alegre. Atuou como Consultora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-DITIE) no Projeto para desenvolvimento do Plano para o Sistema Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município de Novo Hamburgo-RS e na formação de multiplicadores em Sistema Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em várias instituições nacionais. Participa do Working Group do Global Partnership on Waste Management(GPWM) coordenado pelo UNEP-DTIE, desde novembro de 2010. É consultora de Educação Ambiental e Produção Mais Limpa do quadro permanente do Instituto Venturi. Possui experiência no magistério das disciplinas Introdução à Temática Ambiental, Ecologia, Fundamentos do Planejamento Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos. Professora-orientadora da Fundação Universitária Iberoamericana. Desenvolveu a base conceitual para o Projeto “A cidade, a natureza e o cidadão: olhar sustentável”, realizado no Santander Cultural, que durante dois meses capacitou cerca de 120 professores de escolas do Rio Grande do Sul, no tema Sustentabilidade Humana nas Cidades. Desenvolveu e coordenou o Forum Internacional de Resíduos Sólidos, já na sua quinta edição.

 

Conteúdo Programático
Atividade Descrição
Fundamentação teórica 1 Parte 1 – Estratégias e Práticas associadas à sustentabilidade, vista a partir da ótica dos negócios
Fundamentação teórica 2 Parte 2 – Consumo Sustentável– consumo verde- consumo consciente

– consumo ético

– consumo responsável

Fundamentação teórica 3 Parte 3 – Aplicação de Princípios da Sustentabilidade– na gestão- na comunicação

– no processo de compras

– influência na cadeia de suprimentos

Fundamentação teórico-prática Parte 4 – Conexões da cadeia de valor do varejo– sustentabilidade na cadeia de suprimento do varejo- Operação e Loja Sustentável

– Varejo como promotor do consumo sustentável

Importância da comunicação das ações