Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental Formal e não Formal


Data: sob consulta (institutoventuri@institutoventuri.org.br)
Horário: Das 13h às17h.
Local: Porto Alegre.
Carga Horária: 40 horas (24 presencial e 16 acompanhamento de projeto)

 

Este curso objetiva capacitar técnicos, professores e demais interessados, pautado nas concepções de participação-ação e na construção do conhecimento, visando a incorporação da dimensão ambiental nos currículos e nas ações da sociedade civil organizada.

 

Objetivos Específicos:

  • Subsidiar, teórica e metodologicamente, técnicos em educação para orientar a inserção curricular da Educação Ambiental.
  • Propiciar, aos participantes, condições técnicas e metodológicas de construção de matrizes socioambientais do seu município, com o intuito de promover a inserção transversal dos conteúdos/atividades de Educação Ambiental nos currículos do ensino fundamental e médio.
  • Desenvolver nos participantes habilidades de: ampliação da percepção ambiental; análise crítica da realidade; utilização de instrumentos de registro e monitoramento de informação; estruturação de projetos de Educação Ambiental; incentivar a integração do grupo e a produção coletiva de conhecimentos.
  • Promover a identificação dos instrumentos legais e suas possíveis formas de utilização.

 

Método:

O método de Participação-Ação para Construção do Conhecimento consiste numa metodologia matricial de caráter participativo e flexível que permite múltiplas adaptações aos diferentes públicos e objetivos propostos.

 

Investimento:

R$840,00

Consulte-nos sobre descontos especiais para grupos:

(51)4101-8161 ou institutoventuri@institutoventuri.org.br

Inscrições:

Consulte-nos: (51) 4101-8161 ou institutoventuri@institutoventuri.org.br

 

Ministrante:

Arlinda Cézar – Bióloga, Especialista em Educação Ambiental e Planejamento Ambiental, Mestre em Gestão e Auditoria Ambiental. Tendo parte da sua formação acadêmica na University of California, Berkeley e Davis. Desenvolveu o Projeto Pedagógico e coordenou o curso de especialização em Planejamento Ambiental do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, ministrado na Faculdade Cenecista de Osório-RS e Faculdade SENAI de Tecnologia Porto Alegre. Atuou como Consultora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-DITIE) no Projeto para desenvolvimento do Plano para o Sistema Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município de Novo Hamburgo-RS e na formação de multiplicadores em Sistema Integrado de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em várias instituições nacionais. Participa do Working Group do Global Partnership on Waste Management (GPWM) coordenado pelo UNEP-DTIE, desde novembro de 2010. É consultora de Educação Ambiental e Produção Mais Limpa do quadro permanente do Instituto Venturi. Possui experiência no magistério das disciplinas Introdução à Temática Ambiental, Ecologia, Fundamentos do Planejamento Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos. Professora-orientadora da Fundação Universitária Iberoamericana. Desenvolveu e coordena o Forum Internacional de Resíduos Sólidos, já na sua quarta edição. Atualmente é Presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais.

 

Conteúdo Programático

Atividade Descrição
Fundamentação teórico Módulo I
Contextualização da Educação Ambiental;
Bases Legais e Pedagógicas da Educação Ambiental;
Instrumentos para a construção do conhecimento;
Fundamentos teóricos do método matricial de Participação-Ação.
Fundamentação teórico-prática Módulo II
Aplicação do método matricial;
Análise comparativa das matrizes elaboradas;
Análise comparativa da questão ambiental e da Educação Ambiental através da produção das matrizes.